Reativa Energia 10 anos de experiência

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O NOVO MEDIDOR ELETRÔNICO?


A AES Eletropaulo, preocupada em prestar serviços de qualidade e colaborar para o uso eficiente e racional da energia, acaba de instalar em seu endereço um equipamento mais moderno, que possibilita uma leitura precisa do seu consumo de energia elétrica. Esse novo equipamento registrará as informações relativas à energia ativa e energia reativa, em diferentes períodos do dia.
Como em qualquer mudança, você poderá ter dificuldades de entendimento no início. Por isso, este material foi elaborado para esclarecer questões apontadas por clientes que já receberam o novo equipamento. Leia-o com atenção e não o descarte. Se ainda assim precisar de algum esclarecimento, ligue para o número de telefone 0800 77 00 480, exclusivo para esse atendimento, ou dirija-se à Loja de Atendimento da AES Eletropaulo mais próxima de seu endereço.
Voltar ao topo

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE O NOVO MEDIDOR
1. Por que meu endereço foi escolhido para troca do medidor?

Todos os imóveis com ligação elétrica trifásica e de medição indireta terão os medidores substituídos pela AES Eletropaulo. As ligações trifásicas foram escolhidas para iniciar o processo por representarem parte significativa do fornecimento de energia elétrica em baixa tensão.
Voltar ao topo

2. Sou obrigado a aceitar a troca?
Sim. Conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a concessionária deve escolher os medidores e demais equipamentos de medição que julgar necessários, bem como sua substituição ou reprogramação. É importante saber que esses equipamentos são de propriedade da AES Eletropaulo e essas substituições ocorrem sem nenhum ônus ao cliente.
Voltar ao topo

3. Se faltar energia, o medidor eletrônico perde os dados registrados?
Não. Como o sistema de alimentação funciona com bateria interna, os dados registrados no medidor são mantidos em sua memória.
Voltar ao topo

4. O que é ANEEL?
ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, é o órgão federal que estabelece as normas de funcionamento de todas as concessionárias de energia elétrica do País.
Voltar ao topo

5. O que é energia ativa?
É a energia que realmente executa trabalho, responsável pela movimentação ou funcionamento de aparelhos e equipamentos elétricos (exemplo: eixo de motores).
Voltar ao topo

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE O NOVO MEDIDOR
1. Porque meu endereço foi escolhido para troca do medidor?

Todos os imóveis com ligação elétrica trifásica e de medição indireta terão os medidores substituídos neste período. A tendência é que essa troca ocorra nas 5,6 milhões de unidades consumidoras que a AES Eletropaulo atende em 24 municípios da Grande São Paulo. As ligações trifásicas foram escolhidas para iniciar o processo por representarem parte significativa do fornecimento de energia elétrica em baixa tensão.
Voltar ao topo

2. Sou obrigado a aceitar a troca?
Sim. Conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a concessionária deve escolher os medidores e demais equipamentos de medição que julgar necessários, bem como sua substituição.
Voltar ao topo

ENERGIA ATIVA E ENERGIA REATIVA
Alguns equipamentos elétricos precisam de energia ativa (medida em kWh) e energia reativa (medida em kVArh) para seu funcionamento.
Apesar de necessária, a utilização da energia reativa deve ser limitada ao mínimo possível, pois ela não realiza trabalho efetivo, servindo apenas para magnetizar as bobinas dos equipamentos.
O excesso de energia reativa exige condutores de maior secção e transformadores de maior capacidade.
Voltar ao topo

8. E como é medida a energia reativa?
Com um medidor eletrônico como esse que foi instalado no seu imóvel. Ele pode medir tanto a energia ativa quanto a reativa, possibilitando o acompanhamento do consumo das duas, que virá detalhado em sua conta de energia elétrica. Para saber se a energia reativa consumida está em excesso, você precisa ficar atento ao fator de potência.
Voltar ao topo

9. O que é fator de potência?
O fator de potência é o valor que indica quanto da energia total usada na instalação foi efetivamente consumida como energia ativa (kWh).
Valores altos de fator de potência (próximos a 1) indicam que está sendo utilizada pouca energia reativa em relação à energia ativa, garantindo o uso racional de energia elétrica. Já os valores baixos de fator potência (abaixo de 0,92) indicam que há excesso de energia reativa.
Voltar ao topo

10. Qual o padrão exigido?
A Resolução 456 da ANEEL determina como limite mínimo permitido para o fator de potência das instalações elétricas o valor de 0,92.

11. O que acontece se o fator de potência da minha instalação estiver abaixo de 0,92?
A partir da instalação do novo medidor você terá um período de 3 meses para testar seus equipamentos e verificar o fator de potência, providenciando a sua correção se for o caso.
Durante esses 3 meses, a energia reativa excedente será apenas informada na conta, mas não será cobrada. A partir do quarto mês, caso o fator de potência da instalação esteja abaixo do limite mínimo permitido de 0,92, toda a energia reativa excedente será cobrada.
Voltar ao topo

12. O que pode causar o baixo fator de potência na minha instalação?
As causas mais comuns são:
• Motores e transformadores operando “em vazio” ou com pequenas cargas.
• Motores e transformadores superdimensionados.
• Grande quantidade de motores de pequena potência.
• Máquina de solda.
• Lâmpadas de descarga (fluorescentes, vapor de mercúrio, vapor de sódio) sem reatores de alto fator de potência.
Voltar ao topo

13. Como posso corrigir o baixo fator de potência?
Para isso, você deve contratar um profissional habilitado e de sua confiança que, após analisar as causas do uso excessivo de energia reativa, indicará como adequar suas instalações e, se necessário, o orientará à instalação de banco de capacitores.
É fundamental a contratação desse profissional, pois existem diferentes tipos de capacitores no mercado. E o uso excessivo deste equipamento pode ser prejudicial para sua instalação elétrica.
Voltar ao topo

BANCO DE CAPACITORES
Uma forma econômica e racional de se obter energia reativa necessária para a operação dos equipamentos é a instalação de bancos de capacitores próximos a esses equipamentos. Essa instalação de capacitores, porém, deve ser precedida de medidas operacionais que levem à diminuição da necessidade de energia reativa, como, por exemplo, o desligamento de motores e outras cargas indutivas ociosas ou superdimensionadas.
Com os capacitores funcionando como fontes de energia reativa, a circulação dessa energia fica limitada aos pontos em que ela é efetivamente necessária, reduzindo perdas, melhorando as condições operacionais e liberando capacidade em transformadores e condutores para atendimento a novas cargas, tanto nas instalações dos consumidores como no sistema elétrico da AES Eletropaulo.
Atenção: o profissional escolhido para a adequação das instalações deve orientá-lo quanto ao desligamento total ou parcial dos bancos de capacitores.
Voltar ao topo

14. Como localizar as informações na minha conta?
A partir de agora, sua fatura de energia elétrica também vai ficar diferente.
Veja a seguir onde encontrar as principais informações:
Voltar ao topo

15. Como realizo a leitura do novo medidor?
Você pode anotar os dados durante 20 minutos após o fechamento da fatura executada pelo leiturista da AES Eletropaulo, pois o medidor eletrônico ficará repetindo as leituras no display. Após esse período, o equipamento voltará a atualizar as leituras.
As leituras são acompanhadas por códigos conforme segue:
Cada código corresponde a uma informação ou tipo de medição de energia.
Conheça os principais códigos informados pelo novo medidor:
Voltar ao topo

  • Fonte das informações: AES Eletropaulo. Para acessar o conteúdo completo clique aqui.




Seja Nosso Cliente

  • A Reativa Energia entende que cada cliente tem sua particularidade. Portando, oferecemos nossos serviços sob medidas para as necessidades da sua empresa. Veja alguns motivos para escolher a Reativa Energia como sua gerenciadora de energia e decida pela tranquilidade em trabalhar conosco.

  • Conheça a Reativa Energia



Reativa Energia®. Todos os direitos reservados. 2011